segunda-feira, maio 11, 2009

Para uma ética de convivência

A não comunicação entre as partes fora muitas vezes discutida como causa de desestruturação, seja entre amigos, familiares, desconhecidos, conhecidos...
Existe um manual para o bom relacionamento entre as pessoas? Como evitar as brigas, as discussões desnecessárias, tantas vezes por bobagens, tantas vezes incompreensíveis?
O motivo disso tudo é claro, um mesmo problema é visto por várias ou, ainda que duas pessoas, de maneira diferente. Cada um posiciona-se de uma maneira perante um fato ocorrido, ainda que exista concordância, alguém, em algum momento discordará, pelo simples fato de que somos criados com valores herdados de uma população, em uma casa, com uma família, a nossa sociedade. Recebemos informações e somos estimulados a aceitá-las, para manter a "ordem" e estimular seu desenvolvimento. Onde nos dizem o tempo todo o que é certo e errado, ético ou não, onde existe julgamento, injustiça e preconceito.
O que leva dois adultos a discutirem assuntos sem solução? Ambos sabem onde se encaixa o problema, sabem que não vale a pena... Ainda assim, brigam feito galo disputando quem grita mais alto. E quando alguém tem razão, outros teimam em aceitar, buscam meios de encontrar falhas naquilo dito, mas não se preocupam em avançar com novas propostas de solução. Mas também, como julgar quem tem razão?
Essas desavenças são presentes em todos ambientes, acontecem no trabalho, em casa, nos estudos, acontecem entre pessoas, onde há pessoas. E existe solução?
Bom, quando alguém a encontrar por favor me avise, mas enquanto não, acredito que ouvir mais, respirar fundo e buscar compreender antes de qualquer coisa, são de grande ajuda, pelo menos tem sido para mim, ainda que às vezes aconteçam escorregões.

2 comentários:

Paulo Vilmar disse...

Amanda!
Acho que as desavenças fazem parte de nossa natureza. Como dizes o fundamental é respiramos, ouvirmos e se nã0o der certo, virarmos as costas e nos retirarmos...
Beijos!

Beto Uchôa disse...

Realmente eh dificil nao entrar em conflitos e discuçoes, pois todos temos um ponto de vista diferente e gostos diferentes.
Eh a velha magia de amar alguem neh, amar o que vc mais odeia na outra pessoa nao eh facil,

Bjsss